segunda-feira, 4 de julho de 2011

Teste de Corantes Naturais

Os corantes artificiais em sua grande maioria acarretam sérios riscos à saúde, principalmente das crianças. Vejam aqui todos os textos que já foram escritos sobre esse tema aqui no Blog.

Por este motivo estou testando Corantes Naturais para usá-los nos Macarons e irei compartilhar aqui os resultados desses testes quando eles forem positivos. Nesse final de semana testei o Corante Natural Verde do fabricante Christian Hansen, distribuidos pela Química Bpar.


O corante testado foi o CLOROFILA C-10.000-WS, para obter a coloração VERDE e o resultado foi totalmente satisfatório. Não houve alteração do sabor nem da textura dos Macarons.A cor final dos Macarons ficou uniforme e sem alteração após os mesmos terem sido assados (150ºC/Gás-Turbo).
Usei para esse teste 35 gotas para cada 100g de clara de ovo.

Os corantes artificiais na cor VERDE usam Tartrazina na sua composição. Já escrevi sobre seus efeitos na saúde aqui e esse foi o motivo do teste.

A dificuldade para o uso generalizado dos Corantes Naturais é que, aqui no Brasil, os mesmos ainda não estão disponíveis no varejo. Espero que com um aumento de demanda esta questão possa se solucionar.


PS:Gostaria de esclarecer que este é um texto sem qualquer caráter publicitário.
Apenas compartilho com os leitores informações dos diversos corantes naturais a que eu tiver acesso, e lograrem bons resultados nos testes, independentemente do fabricante.

6 comentários:

Mariana Ariozo disse...

Olá, tudo bem?

Vc sabe onde posso encontrar esses corantes para comprar?

obrigada!
Mariana

eduarda disse...

Olá, Mariana!
Infelizmente esses corantes ainda só podem ser adquiridos no atacado (o meu contato é Vivian - Bpar: vivian.vendas@bpar.com.br).

Espero que consigamos mudar esse cenário, e é por isso que estou desenvolvendo esse trabalho de divulgação no Blog.

Se um grande distribuidor os comprasse no atacado e depois repassasse mensalmente para uma cartela pré-definida de consumidores de quantidades menores, já resolveríamos o problema de quem não tem tanta saída. Essas quantidades estipuladas como fixas para o atacado são viáveis para a indústria e não para quem trabalha na área comercial de confeitaria e padaria como nós.

eduarda disse...

Nos próximos dias estarei fazendo os testes com as demais cores e publicarei no Blog.Colocarei sempre a base do corante para que a busca por produtos, inclusive similares importados, fique facilitada e mais segura para uso no nosso produto. Um abraço!

Mariana Ariozo disse...

Oi, Eduarda!

Obrigada pelo retorno e parabéns pelo blog, eu adoro!
bjss

eduarda disse...

Obrigada!

Unknown disse...

como faço para comprar? não gosto dos artificiais, mas não encontro natural.
obrigada