sexta-feira, 1 de julho de 2011

Novo livro na estante: Ratio

No site da Amazon vc pode espiar dentro.

Ratio:The Simple Codes Behind the Craft of Everyday Cooking  de Michael Ruhlman.
Eu já havia comentado sobre esse livro aqui e ontem chegou o meu exemplar.

Ele aborda as principais proporções nas receitas de pães, bolos e molhos. Tem também um capítulo sobre embutidos, mas como sou vegetariana, essa parte não me interessa.


É o meu jeito de lidar com receitas. Também trabalho com um ingrediente fixo e da relação com esse ingrediente tiro a dos demais ingredientes, ou então, trabalho a partir da porcentagem relativa entre todos os ingredientes.

Como bem diz o autor do livro na sua introdução, quando você tem as informações básicas sobre o Ratio, você passa a ser conhecedor não de uma receita, mas de centenas ou seja, de todas as suas variantes.

Não é um livro para os que preferem seguir boas receitas "tintim por tintim", mas sim para os que gostam de criar e adaptar receitas em cima do terreno sólido que são os ratios tradicionais. Só é preciso se acostumar a fazer contas na cozinha (serviço que aliás é feito com a maior boa vontade pela minha calculadora).


Ratio e Macarons:

Nos Macarons existe uma ótima seqüência de posts de um Blog da Austrália Syrup and Tang  onde Duncan fala exatamente sobre esta questão dos Ratios tradicionais dos Macarons e as suas experiências feitas em cima deles.
Aconselho a todos que queiram fazer Macarons a dar uma boa lida em todos os posts (em inglês), pois são bem elucidativos e seus ratios funcionam muito bem.

Nenhum comentário: