quinta-feira, 19 de maio de 2011

Placas de confeiteiro

As perguntas que os leitores do Blog me fazem têm servido como inspiração para o assunto do meus posts aqui. Por isso o assunto de hoje é o de uma  questão que me chegou sobre os pezinhos que não aparecem de jeito algum. Alguns fatores podem ser os responsáveis por isso. Já falei de alguns deles aqui no Blog (temperarura do forno, macaronage). Hoje vou falar sobre as assadeiras.

Qualquer boa receita de Macarons na internet fala que é preciso colocar duas assadeiras (sobrepostas) para assar os Macarons. Isso é verdade e o motivo é simples: antes de assar a base do Macaron, sua crosta superior (domedeve ter secado/assado primeiro.
Quando o calor suficiente para assar a  base do Macaron consegue chegar nela, vencendo portanto o fundo das duas assadeiras, sua superfície já ficou durinha e ele, por não ter mais para onde crescer no dome, incha em baixo fazendo o pezinho /colarinho. Simples assim.

Esse é também o motivo que o fato de um tempo de descanso antes de assar (30min a 1h) ser aconselhado por tantos chefs. Nele os Macarons secam um pouquinho sua crosta antes de assar e isso ajuda nesse  processo que descrevi acima.
Eu deixo em torno de 30min e os pezinhos sempre aparecem lindos.

Por último as placas de confeiteiro são mais grossas e mais fáceis de se sobrepor que as assadeiras.Além do fato de nelas o cozimento ser por igual nas bordas e centro.

Foto:Reprodução

Um comentário:

Café Vinil Poá disse...

Eduarda obrigada ...são essas que uso.bjo.