quarta-feira, 6 de abril de 2011

Chefs de Pâtisserie 1: Pierre Hermé

Pierre Hermé



Hermé faz parte da quarta geração de uma família de confeiteiros franceses da Alsácia, região conhecida pela tradição no ramo. O jovem Pierre teve a melhor formação que se pode desejar de um confeiteiro: seu primeiro professor foi o pai e, a partir dos 14 anos, passou a trabalhar com o mestre Gaston Lenôtre.


Aos 25, já era chef da Fauchon. Conseguiu dar um novo sopro de vida a essa tradicional casa e fazer o nome Fauchon brilhar novamente na área de confeitaria com o famoso la cerise sur le gâteau - doce que representa a essência do lugar, pois traduz beleza, luxo e requinte.


Após trabalhar na Fauchon por 11 anos e formar uma nova geração de confeiteiros talentosos e perfeccionistas, Pierre Hermé partiu para outro desafio: 'lustrar' outra antiguidade, a confeitaria Ladurée, que tem mais de 100 anos de história na empoeirada loja da Place de la Concorde.
A confeitaria é conhecida por seus famosos macarons, aqueles pequenos biscoitos clássicos, feitos de massa de amêndoa. Hermé conseguiu transformá-la, no fim do século 20, em um lugar da moda e fazê-la vender quase uma tonelada de macarons. O que ele fez? Revisitou o biscoito, dando-lhe nova textura e sabores múltiplos: surgem macarons de pétalas de rosa, de manteiga com sal de Guérande,de trufas - todos crocantes por fora e macios por dentro, com uma textura que derrete na boca.

Antes de abrir sua própria loja, em 2001, o confeiteiro dedicou alguns anos de sua carreira a escrever livros. Foi convidado para organizar o volume dedicado a sobremesas da "Larousse Gastronomique", a bíblia dos confeiteiros. Surge, então, o professor Pierre Hermé, simples e claro nas explicações, encarregado de revisar mais de 750 receitas clássicas de sobremesas francesas e internacionais.


Sua primeira loja em Paris, no bairro de Saint Germain, mais parece uma galeria de arte. Com 2 coleções por ano —- primavera-verão e outono-inverno —- monsieur Hermé consegue fazer de uma simples ida à doceria um verdadeiro evento!


Fonte:Texto (adaptado) de Mari Hirata


Pierre Hermé Boutique (72, rue Bonaparte 75006, Paris, França)
http://www.pierreherme.com/

Nenhum comentário: