quarta-feira, 10 de abril de 2013

Macarons na mesa de doces de casamento

Os macarons também compõem o bolo de casamento como item decorativo.

Sem dúvida alguma, a mesa de doces é uma das atrações mais deliciosas de um casamento. Há toda uma expectativa em relação a esse espaço único e tão desejado.

Se o bolo, majestoso como deve ser, é um capítulo a parte, nós também sabemos do crescente interesse por doces diferenciados, que encantam ao olhos, mas precisam trazer algo a mais: um sabor delicioso, incomparável e que, como citou Millôr Fernandes, “nos fazem comer de joelhos olhando para o céu.”

Que noivos não querem agradar e surpreender seus convidados?

Os doces gourmet (diferenciados pela qualidade da matéria-prima e técnica apurada) geralmente são mais caros, porém o investimento compensa, pois as opções são bem variadas. Uma da novidades que estão mais em voga são os doces de origem européia, os MACARONS!

O que são?

São biscoitos muito aveludados, semelhantes a suspiros, porém, com textura bem diferenciada: por fora são crocantes e por dentro são macios. Unidos, um a um por recheio, que pode ser ganache (creme de chocolate), geléias e cremes amanteigados, os macarons são lindos e deliciosos. Há diversas opções de cores, que podem ser personalizadas de acordo com os tons variantes do casamento e carregam sabores muito especiais. Os mais pedidos são de chocolate amargo, limão siciliano, pistache, framboesa e maracujá, mas há inúmeras opções igualmente deliciosas para os mais variados paladares.

Os macarons fazem parte da tradicional e secular pâtisserie francesa. Há controvérsias em relação a sua origem, se é italiana ou francesa, porém a França os adotou como símbolo de doces magníficos e objetos de desejo, sobretudo pela tradição na confecção dos macarons por confeitarias mundialmente famosas como a Pierre Hermé e a Ladurée. Os macarons eram os doces prediletos da famosa rainha francesa Maria Antonieta na época da Renascença e aparecem em destaque em filme homônimo.

Há pouco tempo, essas delícias começaram a ser reproduzidas por confeiteiros famosos do eixo Rio-SP e caíram no gosto da high society. Já não era preciso viajar até a França para experimentá-los e aos poucos eles se tornaram conhecidos, admirados e desejados. Hoje, têm lugar de destaque em eventos prime por todo o país.

Para alguns bolsos mais desavisados, pode-se achar um absurdo pagar entre 3 a 9 reais por unidade (preços de 2013). Porém, alguns fatores encarecem o produto: a farinha de amêndoas, ingrediente primordial na confecção do biscoito, é extremamente cara e o rendimento final não é grande. Há pessoas que tentam substituir esse ingrediente por farinha de castanha de cajú, de amendoim e até mesmo a utilização de coco ralado, mas inevitavelmente, descarateriza-se o doce por qualquer outra invenção mais barata e menos saborosa.

Outros fatores que encarecem os macarons são as técnicas apuradas de preparo, recheios bem elaborados, com a utilização de ingredientes importados tais como o pistache iraniano, framboesas e blueberries, tâmaras, chocolates europeus ou de origem, etc. Se você fizer questão de ter em seu casamento macarons típicos franceses, pergunte antes a sua confeiteira se há a utilização da farinha de amêndoas no preparo do biscoito. Infelizmente, para alguns profissionais, o visual conta mais que o sabor, ou seja, produzem doces espetaculares à primeira vista, mas o sabor fica quase sempre em último lugar. Vale ressaltar que preço salgado não é sinônimo de qualidade.
Os macarons, além de deliciosos e refinados, são altamente decorativos. Em bomboniéres gigantes, aquários, pratos e porcelanas elaboradas, eles se destacam muito bem na mesa de doces. Não é recomendado a composição da mesa com poucos macarons haja vista que é necessário um volume maior para que eles sobressaiam. Outras opções bacanas são as caixinhas com macarons como lembranças aos padrinhos e até mesmo aos convidados, para quem não fizer questão dos bem casados.Para uma decoração vintage, o macaron é uma excelente escolha, e combina perfeitamente com tons pastéis de rosa, salmão, amarelo canário, verde oliva e off-white.

Fonte do texto (adaptado)



Nenhum comentário: