segunda-feira, 12 de março de 2012

Radiografia do falso Macaron

Quem tiver experimentado isso aí, facilmente desiste dos "macarons":




Em vários lugares em que encontramos "macarons" à venda, eles são feitos com massa e recheios pré fabricados.

Li em um artigo de Pierre Hermé (o mago dos macarons em Paris) que até mesmo na França já há muitos comerciantes que fazem isso. Segundo ele, essa é uma situação que com o tempo pode vir a acabar por completo com a reputação de "iguaria fina" dos verdadeiros macarons.

Após experimentar esses das fotos aí acima, que comprei aqui na minha cidade (após muito relutar, mas são os ossos do ofício rsrsrs) só posso concordar com ele. Até na aparência eles já denunciam a picaretagem: -É evidente a mão carregada de corante artificial!

Bom...E experimentar...Confesso que foi um verdadeiro suplício. Estes estavam em exposição próximo ao display dos salgadinhos e, obviamente, pela natureza porosa das suas casquinhas, também já cheiravam a empadinha! A massa nem de perto lembrava o sabor característico e delicado das amêndoas e, no interior, ela tinha uma textura gelatinosa bem estranha. O recheio branco, de alguns deles, era de brigadeiro porém sem chocolate e, portanto, de sabor extremamente doce e sem graça, e no outros uma gelatina colorida com gosto absolutamente artificial.

De positivo? Apenas a forma bem uniforme e os pezinhos que estavam presentes em todos eles (comprei um de cada sabor). O tamanho era o dos "petit macarons" que tradicionalmente são feitos para acompanhar café: ~3cm. O preço desses das fotos que comprei aqui em Botucatu: -R$95,00 o kilo, aproximadamente R$1,11 cada mini-macaron (01/2011).

Veja aqui a radiografia do verdadeiro macaron:
http://adoromacarons.blogspot.com/2011/01/o-macaron-perfeito-segundo-pierre-herme.html

Nenhum comentário: