domingo, 8 de maio de 2011

Muito doce? Não, por favor !

Algumas pessoas dizem que não apreciam Macarons pois são muito doces. Eu prontamente  lhes respondo que um Macaron bem feito não deveria dar essa impressão! Vejamos os principais motivos dele ficar com um sabor desequilibrado quanto ao açúcar:

1- Fizeram mais um suspiro que um Macaron: proporção entre a farinha de amêndoas e o açúcar na receita foi deturpada para uma maior durabilidade do docinho na prateleira ( ou por economia mesmo). As 2 conchinhas que envolvem o recheio ficam com um sabor de açúcar muito acentuado e o gostinho das amêndoas nem é percebido. Infelizmente isso ainda é bastante comum aqui no Brasil.

2- O recheio foi feito com ganache de chocolate ao leite (qualquer um) ou com chocolate branco (nacional),  que desequilibram a dosagem de açúcar da iguaria. Se tivesse sido utilizado o chocolate meio amargo, ou o com 70% de cacau (nacional ou importado), ou o branco de qualidade (só o importado...) não ficaria  muito doce;

3-O recheio foi feito com fondant ou um merengue açucarado para que o Macaron fosse mais durável na prateleira. Esse tipo de recheio é bem mais barato e resiste melhor ao calor/humidade e por isso é bastante usado por algumas confeitarias, mas fica insuportavelmente doce no Macaron, sacrificando completamente sua reputação!

Enfim, como Pierre Hermé já disse em uma entrevista  sua, o Macaron cujo último sabor na boca durante uma degustação não for o das amêndoas das conchinhas, não teve seu recheio e/ou massa com seus ingredientes bem dosados. Materias de qualidade custam um pouco mais caro, mas uma iguaria como essa não mereceria virar suspiro barato!

Um comentário:

kaci disse...

Pior que virar um suspiro barato,imagino que seja pagar uma pequena fortuna para ter esse delicioso sabor e ficar só na vontade de se deliciar!