terça-feira, 26 de abril de 2011

Recheios com Frutas Brasileiras: Cupuaçú

Um dos recheios para os Macarons  que mais aprecio é o feito com Cupuaçú, uma fruta da Amazônia.O azedinho perfumado da polpa se harmoniza com o adocicado das conchinhas à perfeição:

O cupuaçu é uma fruta amazônica, pertencente à família das esterculiáceas e ao mesmo gênero do cacau-verdadeiro. O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma árvore de porte médio, nativa da Amazônia. O fruto pode ser encontrado em mercados e feiras das capitais amazônicas, constituíndo uma fruta constante na culinária local em forma de sucos, sorvetes, cremes, balas, bolos e tortas.
O fruto do cupuaçu mede cerca de 15cm de comprimento por dez de diâmetro. Tem a casca marrom, lenhosa e enrugada, e encerra numerosas sementes envoltas em polpa branca que é muito utilizada na produção de refrescos, sorvetes e doces. As sementes de cupuaçu, por seu alto teor de gordura, prestam-se à fabricação de chocolate e já foram utilizadas para esse fim, em lugar das sementes de cacau. Na região, costuma-se chamar o chocolate feito das sementes da fruta de cupulate. Por esse emprego, o cupuaçu recebeu no passado nomes como cacau-do-peru e cacau-de-caracas.
A fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo.  Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C. Além das vitaminas e sais minerais, a fruta é também rica em pectina.

Um comentário:

Taysa Mattos disse...

Oi...Ja tem um tempo que to atras de receita...Você sabe a receita de Macaron de Cupuaçu ?
Bjos